Projeto Amigos da Saúde


Estado de Mato Grosso
Secretaria do Estado de Educação
Escola Estadual “Des. Gabriel Pinto de Arruda”


Projeto Amigos da Saúde
Higiene Pessoal, alimentar e ambiental

PROF. COORDENADORA DO PROJETO: Tatyany Cavalcante Rocha
PARTICIPANTES: Cássia Faria Lobo
Paulo Roney Cristo


1 INTRODUÇÃO
A base para as Boas Maneiras é a autoestima. Se a pessoa não se valoriza, então ela não se cuida; se ela não dá trato a si mesmo e se a sua própria figura e os seus modos ofendem pela inadequação o sentimento de sociabilidade de seus semelhantes, cairá por terra toda possibilidade de que seus gestos possam significar diferença e respeito para com os outros. Os cuidados consigo mesmo, pelo qual a pessoa é responsável, devem ser, portanto, nosso ponto de partida. Com as mudanças de atitude, o Homem adquiriu aprendizagens relacionadas com os seus padrões nutritivos (alimentação) e a cuidar melhor da higiene de seu próprio corpo, assim como do meio onde vive. Por isso, várias doenças causadas pela ingestão de alimentos contaminados e a falta de higiene pessoal e ambiental diminuíram sensivelmente, levando o melhorar a sua qualidade de vida, os hábitos e condutas pessoais auxiliam a prevenir doenças, e consequentemente manter o seu bem estar.

A Higiene e a saúde são temas complementares, ou seja, a saúde de uma pessoa é garantida não somente por uma refeição equilibrada, mas também pelo cuidado adequado com os alimentos, referentes ao manuseio e armazenamento, pelos seus cuidados diários com o corpo e também através do equilíbrio entre o homem e o meio ambiente, sabendo respeitar e cuidar o espaço que vivemos. A saúde tem sido um desafio para todos, no que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida. É preciso educar para a saúde.
Com o aumento dos padrões de higiene, ao longo da aprendizagem os seus conceitos adquirem cada vez mais importância ao instrumentalizar os alunos para a visão critica diante das situações que serão apresentadas. Na realidade, todas as experiências que tenham reflexos sobre as praticas de promoção, proteção e recuperação de saúde serão, de fato, informações positivas, até por que não se trata de persuadir ou de apenas informar, mas de oferecer elementos que capacitem estes sujeitos para ação. A saúde só será efetivamente contemplada se mobilizarem as necessárias mudanças na busca de uma vida mais saudável.

2 JUSTIFICATIVA

O projeto Amigos da Saúde será desenvolvido por uma justa causa de introduzir o assunto em pauta para os alunos da escola, contribuindo para o enriquecimento informacional e desenvolvimento de potencialidades.
Portanto, as atividades oferecidas para alunos oriundos de famílias em vulnerabilidade social e também como uma forma complementar de mudanças de atitudes pessoais e é privilegiada pelo fato de poder desenvolver trabalhos sistematizados e contínuos. A aquisição de hábitos de higiene tem início na infância, porém pode se destacar a importância de sua prática sistemática no decorrer do processo de crescimento e envolvimento social.
Com o inicio deste Projeto os profissionais e os parceiros estarão a exercer com mais vigilância os cuidados referentes à Higiene (Pessoal, Alimentar e Ambiental), portanto atuando como agentes facilitadores cuidando e zelando pela saúde e bem estar deste grupo em questão. É fundamental que os alunos conheçam bons hábitos, mas não basta apenas informá-los é preciso trabalhar a aquisição desses hábitos, para que dessa forma possam desenvolvê-los.
A higiene é tratada como condição para a vida saudável.

3 OBJETIVOS
3.1 GERAL


  • Sensibilizar os alunos para a busca permanente pelos hábitos de higiene.
3.2 ESPECIFICOS


  • Discutir o que os alunos sabem a respeito da temática.
  • Promover atividades recreativas e culturais relacionadas ao tema.
  • Desenvolver a percepção, imaginação e a criatividade.
  • Valorizar o meio ambiente e o cuidar da natureza.
  • Estimular os alunos a terem bons hábitos de higiene em todos os lugares e ocasiões que os ocupam.
  • Proporcionar momentos para interação social e troca de experiências entre os participantes e os parceiros.


4 METODOLOGIA

As atividades serão realizadas no período de Março á Junho. Inicialmente os profissionais e parceiros manterão uma conversa informal com os alunos para conhecer o nível de entendimento individual sobre a temática, no decorrer da conversa será apresentada a problemática norteadora do projeto e seus objetivos, sequencialmente, de acordo com o cronograma e em conjunto com a coordenação buscaremos parceiros para desenvolver as demais atividades de acordo com o interesse dos alunos, recursos materiais e humanos poderão incluir:

  • Dramatizações
  • Pinturas e colagens
  • Cartazes
  • Palestra
  • Musicas e poesias
  • Danças
  • Jogos Interativos
  • Leituras e Redações


5 PUBLICO ALVO

Alunos do Ensino Fundamental 2º ciclo 2ª fase turmas A e C do período matutino da Escola Estadual Des. Gabriel Pinto de Arruda.

6 ABRANGÊNCIA

Inicialmente com os alunos do Ensino Fundamental 2º ciclo 2ª fase com as turmas A e C do período matutino podendo se estender, mediante interesse dos demais profissionais da escola.

7 RECURSOS NECESSÁRIOS


7.1 Recursos humanos
  • Professores e os alunos
  • Profissionais técnicos parceiros

7.2 Recursos Materiais
  • Livros, CDs, DVDs, etc.
  • Som portátil
  • Televisão
  • Aparelho de DVD
  • Pincel atômico cores diversas
  • Papel sulfite
  • Marcadores de texto
  • Apontadores
  • Tinta Guache
  • Lápis de cor
  • Borracha
  • Régua
  • E.V. A
  • Fita crepe
  • Cola
  • Cartolina
  • Pinceis
  • Papel pardo
  • Giz de cera          
8 CRONOGRAMA
AÇOES
FEVEREIRO
MARÇO
ABRIL
MAIO
JUNHO
ELABORAÇÃO
X




EXECUÇÃO

X
X
X

CONTROLE
X
X
X
X

AVALIAÇÃO




X


9 CONTROLE

As atividades devem ser previamente informadas à Coordenação e documentadas através de fotografias e/ou registradas em livro ata especifico sempre ao término das mesmas.

10 AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada através da compreensão e da interação com os demais colegas, na qual serão discutidas as atividades desenvolvidas e os seus resultados alcançados com os alunos no final do projeto.

1    1  ESULTADOS ESPERADOS
  • Fazer com que incorporem a higiene em seu comportamento diário de forma espontânea.
  • Transformar os participantes em multiplicadores sobre os hábitos da higiene.
  • Obter o reconhecimento de parceiros e de órgãos governamentais e nãogovernamentais que trabalham com saúde e/ou higiene        

Nenhum comentário:

Postar um comentário