Escola Estadual “Desembargador
Gabriel Pinto de Arruda”.
PROJETO: IDENTIDADE.
PROFESSORES: Adriana Regina de Magalhães Castrilhon
Débora Regina Bernardo Viana
Eliane Cristina Botelho
Jaqueline Avelina da
Silva
Silvia Maria Soares
Sandra Regina de Arruda Barros
Rosimar Mendes Gonçalves
Rosimar Mendes Gonçalves
Valeria Ribeiro de
Souza
JUSTIFICATIVA.
Este projeto foi idealizado para
trabalhar com as turmas do 1° ao 4° ano da Escola Estadual Gabriel Pinto de
Arruda, a escolha do tema partiu por acreditar que a criança inicia a
construção da identidade por meio das interações sociais a qual se identifica.
A escola é um universo social diferente do da família em que a criança amplia e
adquiri conhecimento, relacionando-se com ambiente onde vive, identificando e
analisando diferenças, conceitos, pré-conceitos, características, valores de
toda uma sociedade a qual ela esta inserida.
Favorecendo desta forma o reconhecimento da
diversidade, aceitando e respeitando em um ambiente que acolha as particularidades
de cada um no caminho para a construção coletiva que estruture a identidade em
uma imagem positiva embasada no senso crítico, o amor, solidariedade e
autonomia.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Do trabalho
com a identidade decorre também a questão da construção de noções de diferenças
e semelhanças. Neste aspecto é importante a compreensão do “eu” e a percepção
do “outro”, os estudos devem permitir a identificação das diferenças no próprio
grupo de convívio.
A identidade
é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de uma marca de diferença
entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características
físicas, de modos de agir, de pensar a da história pessoal. Sua construção
gradativa se dá por meio de interações sociais estabelecidas pela criança, nas
quais ela, alternadamente, imita e se funde como o outro para diferenciar-se da
oposição. (RCNEI, 2001).
Este
trabalho com identidade envolve um terceiro aspecto: a construção de noções de
continuidade e de permanência. É fundamental a percepção de que o “eu” e o
“nós” são distintos de “outros”.
O sucesso da
compreensão da identidade conforme a Cartilha da Escola Ciclada, refere-se que
nos ciclos de formação respeita-se a organização das turmas por idade, como
decorrência da concepção de que o aluno, na convivência com seus pares da mesma
idade, tem maior oportunidade de vivenciar um processo de interação riquíssima
que facilita a construção de sua identidade e autoimagem próprios de sua faixa etária.
O fato é permanecer no mesmo grupo de idade, permite ao aluno maior intercâmbio
e interação, levando-o a uma socialização mais equilibrada. Obviamente, o
agrupamento por si só não garante interação nem a maior integração dos alunos,
como não garante também a apropriação do conhecimento. A presença do professor,
nesse caso, torna-se irrelevante. E ainda de acordo com o Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil, a construção da identidade e da
autonomia diz respeito ao conhecimento, desenvolvimento e uso dos recursos
pessoais para fazer frente às diferentes situações da vida.
OBJETIVO GERAL.
Propiciar ao aluno uma construção do
conhecimento de si mesmo e do outro, a partir de experiências compartilhadas e
de atividades que leve o educando a descobrir,
a importância do nome, a interação da criança com sua comunidade escolar, familiar, enfim, a sociedade, reconhecendo e
valorizando o “eu”. E a partir dai desenvolva sua autonomia, buscando uma
socialização íntegra e auxiliando-os em sua formação para o exercício de sua
cidadania no meio social em vive.
OBJETIVO ESPECÍFICO.
· Conhecer a história e o significado
do seu nome.
· Possibilitar a visualização do “eu”
no espelho.
· Comparar o “eu” com o “outro”.
· Despertar no educando a importância
de reconhecer sua identidade.
· Conhecer e respeitar os diferentes
costumes das famílias, grupos e povos.
· Valorizar sua vida, seu meio social e
ambiental.
· Elencar as características
individuais.
· Estabelecer e fortalecer laços de
aceitação entre os educandos.
· Conhecer seu endereço, outros tipos
de moradia e diferentes tipos de composição.
· Valorizar e compreender o outro.
· Levar a criança a superar o
preconceito.
· Realizar, com respeito e alegria, as
atividades trabalhando ora em grupo, os objetivos estabelecidos, promovendo a
cada momento a construção e adaptação do indivíduo, em prol de sua identidade
sem discriminação. Com ajuda e companheirismo, todos são responsáveis pelo
crescimento de todos.
· Reconhecer seu nome escrito, sabendo
identifica-los nas diversas situações do cotidiano.
METODOLOGIA DE TRABALHO.
O projeto identidade será trabalhado com conteúdos de
diversas áreas de forma transdisciplinar com abordagem autobiográfica dos
conteúdos já habitualmente desenvolvidos pela escola.
O professor terá atuação como um interlocutor e mediador que
incentivará as crianças a mergulharem dentro de si, ao mesmo tempo mostrar a
importância de ouvir o outro e respeitar as diferenças.
Promover apresentações de textos,
através de leitura feita pelo alfabetizador que estimule o gosto pela leitura e
ao mesmo tempo proporcione aos alunos a compreensão de sua própria identidade.
Expor em sala de aula as produções
como: pinturas, desenhos livres, produções escritas dos alunos por intermédio
dos textos lidos pelo alfabetizador.
Apresentar a confecção de um livro
sobre os dados de identificação produzida pelos alunos, através de entrevista e
apoio dos pais.
Sobretudo, em busca de concretizar o tema aqui fixado,
torna-se necessário a elaboração dos conteúdos que serão desenvolvidos:
· Textos
· Traçado da mão no papel;
· Linguagem das mãos;
· Etiquetas com dados de identificação;
· Poemas;
· Recorte e colagem de gravuras;
· Desenhos com expressões faciais;
· Explanar: saúde, colaboração,
alimentação, cultura e boas maneiras;
· Retrato, desenho;
· Ficha com a história de vida;
· Peso e medida
Recursos
· Músicas;
· Vídeos;
· DVD;
· Dinâmicas;
· Quadro negro;
· Giz;
· Apagador;
· Tinta guache;
· Barbante;
· Certidão de nascimento;
· Carteira de identidade;
· Data show;
· Brincadeiras recreativas;
· Fantoches;
· Espelho
· Calendário (linha do tempo)
· Balança
· Fita métrica ou trena
· Toner
- Refil de cola quente
- Flip Sharp
METAS.
· Envolver os alunos em atividades
individuais e coletivas, para que se conheça e conheça o “outro”.
· Realizar em sala de aula, momentos de
diálogos para que conte aos colegas como é sua casa, aproximando escola e
família e ao mesmo tempo perceba as diferença entre elas.
· Trabalhar em sala, aula expositiva
para que os alunos compreendam o “outro” e respeite suas diferenças.
· Oportunizar a participação de todos
através de brincadeiras, estimulando o respeito.
· Realizar atividades através de jogos
para que compreenda a regra do jogo e as regras sociais dentro do convívio
escolar e fora.
· Desenvolver atividades através de
oficinas para que desenvolvam a coordenação motora através de pinturas,
desenhos, jogos, brincadeiras que os leve a perceber o quanto são importante e
a importância do respeito para a boa convivência social.
AVALIAÇÃO.
No desenvolvimento das atividades
pedagógicas, cuja meta é de despertar o conhecimento “eu” e o “outro” dos
educando, a avaliação será aplicada de forma continua integral participativa e
diagnóstica, utilizando de métodos que respeitam as individualidades.
CONCLUSÃO.
Levando em conta o cotidiano da
prática pedagógica, a coleta de dados, a família com a vida escolar e a
aprendizagem do educando, constata-se a importância de trabalhar desde a fase
inicial a identidade para que compreenda as diferenças existentes entre os
seres humanos.
Em parte os problemas surgidos na
escola são gerados por problemas sociais, pois as famílias tem característica
diferenciadas, uns pelo excesso de trabalho outros por membros da família ( pai
ou mãe), com isso a criança necessita conhecer a sua identidade e compreender a
diferença de vida pessoal, com a do coletivo.
A falta da compreensão dessas
diferenças de identidade ou até mesmo a falta de conhecer a si próprio
prejudica o rendimento escolar do educando.
Através de atividades em sala se
busca meios de identificação pessoal e coletivo, para que a escola torne
parceira no sucesso desses educando consigo e com os colegas na descoberta de
seu “eu”.
RECURSOS
NECESSÁRIOS E DISPONÍVEIS NA ESCOLA.
Recursos humanos
|
Professores com trabalhos em sala de aula e elaboração de conteúdos nas hora
atividades no projeto identidade.
|
Recursos bibliográficos
(não especificado)
|
Coleção literária.
Revista.
Jornais.
|
Objetivo Geral
Propiciar atividades que possibilite o educando ao próprio
conhecimento, promovendo a cada momento a construção e adaptação do indivíduo
como cidadãos no meio social.
Objetivos
Específicos:
Promover atividades que incentivará
os alunos a ser seu próprio pesquisador dentro de si, ao mesmo tempo mostrar a
importância de ouvir o outro e respeitar as diferenças.
BIBLIOGRAFIA.
BATITUCE, Graça. A maneira lúdica de
ensinar. Vol. 1. 6ª ed. Belo Horizonte-2000.
Brasil. Ministério da Educação do
Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional
para a Educação Infantil. Vol. 1 Brasília: 1998.
MATO GROSSO, Secretaria de Estado de
Educação Escola Ciclada de Mato Grosso. Novos Tempos e espaços para ensinar-
aprender a sentir, ser e fazer. Cuiabá: SEDUC-2000.
Parâmetros Curriculares nacionais:
história e geografia/ Ministério da Educação. Secretaria da Educação
Fundamental-3 ed. Brasília: A Secretaria, 2001.
SIEBERT, Célia. Um jeito de aprender
estudos sociais. São Paulo: FTD, 1998.
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