Projeto Identidade



Escola Estadual “Desembargador Gabriel Pinto de Arruda”.


 PROJETO: IDENTIDADE.



PROFESSORES: Adriana Regina de Magalhães Castrilhon
                        Débora Regina Bernardo Viana
                         Eliane Cristina Botelho
                         Jaqueline Avelina da Silva
                               Silvia Maria Soares 
                         Sandra Regina de Arruda Barros
Rosimar Mendes Gonçalves
                          Valeria Ribeiro de Souza


JUSTIFICATIVA.
Este projeto foi idealizado para trabalhar com as turmas do 1° ao 4° ano da Escola Estadual Gabriel Pinto de Arruda, a escolha do tema partiu por acreditar que a criança inicia a construção da identidade por meio das interações sociais a qual se identifica. A escola é um universo social diferente do da família em que a criança amplia e adquiri conhecimento, relacionando-se com ambiente onde vive, identificando e analisando diferenças, conceitos, pré-conceitos, características, valores de toda uma sociedade a qual ela esta inserida.
 Favorecendo desta forma o reconhecimento da diversidade, aceitando e respeitando em um ambiente que acolha as particularidades de cada um no caminho para a construção coletiva que estruture a identidade em uma imagem positiva embasada no senso crítico, o amor, solidariedade e autonomia.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

           Do trabalho com a identidade decorre também a questão da construção de noções de diferenças e semelhanças. Neste aspecto é importante a compreensão do “eu” e a percepção do “outro”, os estudos devem permitir a identificação das diferenças no próprio grupo de convívio. 
          A identidade é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir, de pensar a da história pessoal. Sua construção gradativa se dá por meio de interações sociais estabelecidas pela criança, nas quais ela, alternadamente, imita e se funde como o outro para diferenciar-se da oposição. (RCNEI, 2001).
                Este trabalho com identidade envolve um terceiro aspecto: a construção de noções de continuidade e de permanência. É fundamental a percepção de que o “eu” e o “nós” são distintos de “outros”.
           O sucesso da compreensão da identidade conforme a Cartilha da Escola Ciclada, refere-se que nos ciclos de formação respeita-se a organização das turmas por idade, como decorrência da concepção de que o aluno, na convivência com seus pares da mesma idade, tem maior oportunidade de vivenciar um processo de interação riquíssima que facilita a construção de sua identidade e autoimagem próprios de sua faixa etária. O fato é permanecer no mesmo grupo de idade, permite ao aluno maior intercâmbio e interação, levando-o a uma socialização mais equilibrada. Obviamente, o agrupamento por si só não garante interação nem a maior integração dos alunos, como não garante também a apropriação do conhecimento. A presença do professor, nesse caso, torna-se irrelevante. E ainda de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a construção da identidade e da autonomia diz respeito ao conhecimento, desenvolvimento e uso dos recursos pessoais para fazer frente às diferentes situações da vida.


OBJETIVO GERAL.

Propiciar ao aluno uma construção do conhecimento de si mesmo e do outro, a partir de experiências compartilhadas e de  atividades que leve o educando a descobrir, a importância do nome, a interação da criança com sua comunidade escolar,  familiar, enfim, a sociedade, reconhecendo e valorizando o “eu”. E a partir dai desenvolva sua autonomia, buscando uma socialização íntegra e auxiliando-os em sua formação para o exercício de sua cidadania no meio social em vive.

OBJETIVO ESPECÍFICO.

·       Conhecer a história e o significado do seu nome.
·       Possibilitar a visualização do “eu” no espelho.
·       Comparar o “eu” com o “outro”.
·       Despertar no educando a importância de reconhecer sua identidade.
·       Conhecer e respeitar os diferentes costumes das famílias, grupos e povos.
·       Valorizar sua vida, seu meio social e ambiental.
·       Elencar as características individuais.
·       Estabelecer e fortalecer laços de aceitação entre os educandos.
·       Conhecer seu endereço, outros tipos de moradia e diferentes tipos de composição.
·       Valorizar e compreender o outro.
·       Levar a criança a superar o preconceito.
·       Realizar, com respeito e alegria, as atividades trabalhando ora em grupo, os objetivos estabelecidos, promovendo a cada momento a construção e adaptação do indivíduo, em prol de sua identidade sem discriminação. Com ajuda e companheirismo, todos são responsáveis pelo crescimento de todos.
·       Reconhecer seu nome escrito, sabendo identifica-los nas diversas situações do cotidiano.


METODOLOGIA DE TRABALHO.

O projeto identidade será trabalhado com conteúdos de diversas áreas de forma transdisciplinar com abordagem autobiográfica dos conteúdos já habitualmente desenvolvidos pela escola.
O professor terá atuação como um interlocutor e mediador que incentivará as crianças a mergulharem dentro de si, ao mesmo tempo mostrar a importância de ouvir o outro e respeitar as diferenças.
Promover apresentações de textos, através de leitura feita pelo alfabetizador que estimule o gosto pela leitura e ao mesmo tempo proporcione aos alunos a compreensão de sua própria identidade.
Expor em sala de aula as produções como: pinturas, desenhos livres, produções escritas dos alunos por intermédio dos textos lidos pelo alfabetizador.
Apresentar a confecção de um livro sobre os dados de identificação produzida pelos alunos, através de entrevista e apoio dos pais.
Sobretudo, em busca de concretizar o tema aqui fixado, torna-se necessário a elaboração dos conteúdos que serão desenvolvidos:
·       Textos
·       Traçado da mão no papel;
·       Linguagem das mãos;
·       Etiquetas com dados de identificação;
·       Poemas;
·       Recorte e colagem de gravuras;
·       Desenhos com expressões faciais;
·       Explanar: saúde, colaboração, alimentação,  cultura e boas maneiras;
·       Retrato, desenho;
·       Ficha com a história de vida;
·       Peso e medida

Recursos
·       Músicas;
·        Vídeos;
·       DVD;
·       Dinâmicas;
·       Quadro negro;
·       Giz;
·       Apagador;
·       Tinta guache;
·       Barbante;
·       Certidão de nascimento;
·       Carteira de identidade;
·       Data show;
·       Brincadeiras recreativas;
·       Fantoches;
·       Espelho
·       Calendário (linha do tempo)
·       Balança
·       Fita métrica ou trena
·      Toner

  •  Refil de cola quente
  • Flip Sharp


METAS.

·       Envolver os alunos em atividades individuais e coletivas, para que se conheça e conheça o “outro”.
·       Realizar em sala de aula, momentos de diálogos para que conte aos colegas como é sua casa, aproximando escola e família e ao mesmo tempo perceba as diferença entre elas.
·       Trabalhar em sala, aula expositiva para que os alunos compreendam o “outro” e respeite suas diferenças.
·       Oportunizar a participação de todos através de brincadeiras, estimulando o respeito.
·       Realizar atividades através de jogos para que compreenda a regra do jogo e as regras sociais dentro do convívio escolar e fora.
·       Desenvolver atividades através de oficinas para que desenvolvam a coordenação motora através de pinturas, desenhos, jogos, brincadeiras que os leve a perceber o quanto são importante e a importância do respeito para a boa convivência social.
  
AVALIAÇÃO.

 No desenvolvimento das atividades pedagógicas, cuja meta é de despertar o conhecimento “eu” e o “outro” dos educando, a avaliação será aplicada de forma continua integral participativa e diagnóstica, utilizando de métodos que respeitam as individualidades.

CONCLUSÃO.
Levando em conta o cotidiano da prática pedagógica, a coleta de dados, a família com a vida escolar e a aprendizagem do educando, constata-se a importância de trabalhar desde a fase inicial a identidade para que compreenda as diferenças existentes entre os seres humanos.
Em parte os problemas surgidos na escola são gerados por problemas sociais, pois as famílias tem característica diferenciadas, uns pelo excesso de trabalho outros por membros da família ( pai ou mãe), com isso a criança necessita conhecer a sua identidade e compreender a diferença de vida pessoal, com a do coletivo.
A falta da compreensão dessas diferenças de identidade ou até mesmo a falta de conhecer a si próprio prejudica o rendimento escolar do educando.
Através de atividades em sala se busca meios de identificação pessoal e coletivo, para que a escola torne parceira no sucesso desses educando consigo e com os colegas na descoberta de seu “eu”.

RECURSOS NECESSÁRIOS E DISPONÍVEIS NA ESCOLA.

Recursos humanos
Professores com trabalhos em sala de aula  e elaboração de conteúdos nas hora atividades no projeto identidade. 
Recursos bibliográficos
(não especificado)
Coleção literária.
Revista.
Jornais.

Objetivo Geral
Propiciar atividades que possibilite o educando ao próprio conhecimento, promovendo a cada momento a construção e adaptação do indivíduo como cidadãos no meio social.

Objetivos Específicos:    
            Promover atividades que incentivará os alunos a ser seu próprio pesquisador dentro de si, ao mesmo tempo mostrar a importância de ouvir o outro e respeitar as diferenças.


BIBLIOGRAFIA.


BATITUCE, Graça. A maneira lúdica de ensinar. Vol. 1. 6ª ed. Belo Horizonte-2000.
Brasil. Ministério da Educação do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Vol. 1 Brasília: 1998.
MATO GROSSO, Secretaria de Estado de Educação Escola Ciclada de Mato Grosso. Novos Tempos e espaços para ensinar- aprender a sentir, ser e fazer. Cuiabá: SEDUC-2000.
Parâmetros Curriculares nacionais: história e geografia/ Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental-3 ed. Brasília: A Secretaria, 2001.
SIEBERT, Célia. Um jeito de aprender estudos sociais. São Paulo: FTD, 1998.
PEREIRA, Rosimeire de Souza. No mundo da alfabetização. Vol. 1. 5ª ed. Belo Horizonte: 2001.



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