ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇAO
ESCOLA ESTADUAL “DES. GABRIEL PINTO DE
ARRUDA”
PROJETO: PEQUENOS AUTORES
PROF.
COORDENADORA DO PROJETO: CÁSSIA FARIA LOBO
Participante:
Profª
Tatyany C. Rocha
Profª
Darlene C.Leite
Profª
Silvia M. Soares
APRESENTAÇÃO
É realmente um absurdo notarmos que já
estamos no século XXI e mesmo com tanta tecnologia, propostas pedagógicas,
metodologias diferenciadas, ostentamos ainda altos índices de analfabetismo em
nosso país. Não estamos lembrando de número significativo de brasileiros e
brasileiras que não passaram das séries iniciais e apresentam também
dificuldades de escrita e leitura.
Deste modo, estamos trabalhando com os
temas: leitura, produção e interpretação de textos; discutindo e enfatizando a
sua importância como instrumento social, que educadores e educandos irão
compreender esse fenômeno (aprendizagem) em relação ao processo de
alfabetização.
Perceber que o processo de ler e escrever
ou alfabetizar, não se trata simplesmente de processos mecânicos de palavras, e
sim, uma relação de linguagem e realidade; aprender a ler o mundo e compreender
o seu contexto.
O projeto “Pequenos Autores” vem com o
intuito de resgatar a emoção pela leitura, produção e interpretação de textos,
motivando os alunos e alunas a serem não só leitores, mas também pequenos
escritores, incentivando os a construírem seus próprios livros e divulgarem as
suas histórias.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver nos alunos a emoção pelo ato
de ler e de construir seus próprios textos, nos seus mais variados gêneros.
Onde os mesmos possam se sentir construtores, enquanto sujeitos de uma
experiência real.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Desenvolver nos alunos senso crítico e criativo;
- Diminuir os números de alunos mal alfabetizados;
- Despertar nos alunos o interesse pela leitura, produção e interpretação de textos;
- Trabalhar com os livros criados pelos próprios alunos, como fonte de referência bibliográfica;
- Enriquecer a biblioteca da escola, com os livros dos alunos;
- Levar os alunos a compreenderem a importância do ato de ler, enquanto instrumento social;
- Produção de textos de variados gêneros: poesias, artigos, opinião, narração, descrição, dissertação etc, escritos pelos alunos.
JUSTIFICATIVA
Um número significativo de professores e
professoras, insistem incansavelmente que os estudantes “leiam”, se possível
umas 100 páginas de livros, uns cinco capítulos ou o quanto tiverem interesse;
assim insistem na compreensão errônea que às vezes temos pelo ato de ler.
Muitas vezes tratam se de verdadeiras “lições de leitura” na forma mais
tradicional da expressão, já que os alunos são submetidos a devorarem os livros
ao invés de interpretarem. Enfim, há uma grande insistência na quantidade de leitura,
e não há preocupação quanto à compreensão do texto lido. Portanto, a leitura de
um texto no sentido de memorização não é resultado do verdadeiro conhecimento. O
projeto “Pequenos Autores”, vem chamar à atenção a essas questões, já que os
alunos serão os próprios escritores, eles delimitarão os números de páginas, escrevendo
os textos de acordo com a sua capacidade de leitura.
METODOLOGIA
As atividades pedagógicas serão
desenvolvidas na Escola Gabriel P. De Arruda voltadas aos educandos das
seguintes séries/ano(3º e 5º ano) e Eja , onde os textos escritos pelos alunos
serão desenvolvidos dentro da sala de aula ou em qualquer outro espaço no
horário normal de aula, sendo estes escolhidos pela professora regente da classe.
Os textos depois de escritos serão corrigidos pelo professor responsável pela classe,
depois apresentado aos alunos. Cabe a professora escolher o tema, o gênero, a estética
do livro e como irá produzi-lo, podendo ser: textos selecionados por aluno (somente
um autor) ou um livro para a classe toda (com vários autores), desde que deixe
claro o título e o nome do autor em cada produção, para a valorização do
trabalho realizado.
RESULTADOS ESPERADOS
Com a elaboração e aplicação do projeto “Pequenos
Autores”, espera-se que o nível de aprendizagem dos alunos e alunas em relação
ao processo de leitura e escrita melhore, e que os mesmos atentem para a
importância do ato de ler, tornando-se grandes leitores/as e escritores/as.
BIBLIOGRAFIAS
FREIRE.
Paulo,19211997.A importância do ato de ler: em três artigos que se
completam/
Paulo Freire.45. ed. – São Paulo, Cortez,2003.
VYGOTSKY.
L. S. Obras escogidas, vol.III. Madrid: Aprendizaje/ Visor, 1995.
Psicologia.Fundamentos
da Teoria Piagetiana. Vol. 2
SNCHEZ.
Emilio Miguel. Compreensão e Redação de Textos: Dificuldades e Ajudas. Editora:
Artmed.
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