Projeto Pequenos Autores


ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇAO
ESCOLA ESTADUAL “DES. GABRIEL PINTO DE ARRUDA”

PROJETO: PEQUENOS AUTORES

PROF. COORDENADORA DO PROJETO: CÁSSIA FARIA LOBO
Participante:
Profª Tatyany C. Rocha
Profª Darlene C.Leite
Profª Silvia M. Soares

APRESENTAÇÃO
É realmente um absurdo notarmos que já estamos no século XXI e mesmo com tanta tecnologia, propostas pedagógicas, metodologias diferenciadas, ostentamos ainda altos índices de analfabetismo em nosso país. Não estamos lembrando de número significativo de brasileiros e brasileiras que não passaram das séries iniciais e apresentam também dificuldades de escrita e leitura.
Deste modo, estamos trabalhando com os temas: leitura, produção e interpretação de textos; discutindo e enfatizando a sua importância como instrumento social, que educadores e educandos irão compreender esse fenômeno (aprendizagem) em relação ao processo de alfabetização.
Perceber que o processo de ler e escrever ou alfabetizar, não se trata simplesmente de processos mecânicos de palavras, e sim, uma relação de linguagem e realidade; aprender a ler o mundo e compreender o seu contexto.
O projeto “Pequenos Autores” vem com o intuito de resgatar a emoção pela leitura, produção e interpretação de textos, motivando os alunos e alunas a serem não só leitores, mas também pequenos escritores, incentivando os a construírem seus próprios livros e divulgarem as suas histórias.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver nos alunos a emoção pelo ato de ler e de construir seus próprios textos, nos seus mais variados gêneros. Onde os mesmos possam se sentir construtores, enquanto sujeitos de uma experiência real.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Desenvolver nos alunos senso crítico e criativo;
  • Diminuir os números de alunos mal alfabetizados;
  • Despertar nos alunos o interesse pela leitura, produção e interpretação de textos;
  • Trabalhar com os livros criados pelos próprios alunos, como fonte de referência bibliográfica;
  • Enriquecer a biblioteca da escola, com os livros dos alunos;
  • Levar os alunos a compreenderem a importância do ato de ler, enquanto instrumento social;
  • Produção de textos de variados gêneros: poesias, artigos, opinião, narração, descrição, dissertação etc, escritos pelos alunos.
JUSTIFICATIVA

Um número significativo de professores e professoras, insistem incansavelmente que os estudantes “leiam”, se possível umas 100 páginas de livros, uns cinco capítulos ou o quanto tiverem interesse; assim insistem na compreensão errônea que às vezes temos pelo ato de ler. Muitas vezes tratam se de verdadeiras “lições de leitura” na forma mais tradicional da expressão, já que os alunos são submetidos a devorarem os livros ao invés de interpretarem. Enfim, há uma grande insistência na quantidade de leitura, e não há preocupação quanto à compreensão do texto lido. Portanto, a leitura de um texto no sentido de memorização não é resultado do verdadeiro conhecimento. O projeto “Pequenos Autores”, vem chamar à atenção a essas questões, já que os alunos serão os próprios escritores, eles delimitarão os números de páginas, escrevendo os textos de acordo com a sua capacidade de leitura.

METODOLOGIA

As atividades pedagógicas serão desenvolvidas na Escola Gabriel P. De Arruda voltadas aos educandos das seguintes séries/ano(3º e 5º ano) e Eja , onde os textos escritos pelos alunos serão desenvolvidos dentro da sala de aula ou em qualquer outro espaço no horário normal de aula, sendo estes escolhidos pela professora regente da classe. Os textos depois de escritos serão corrigidos pelo professor responsável pela classe, depois apresentado aos alunos. Cabe a professora escolher o tema, o gênero, a estética do livro e como irá produzi-lo, podendo ser: textos selecionados por aluno (somente um autor) ou um livro para a classe toda (com vários autores), desde que deixe claro o título e o nome do autor em cada produção, para a valorização do trabalho realizado.

RESULTADOS ESPERADOS

Com a elaboração e aplicação do projeto “Pequenos Autores”, espera-se que o nível de aprendizagem dos alunos e alunas em relação ao processo de leitura e escrita melhore, e que os mesmos atentem para a importância do ato de ler, tornando-se grandes leitores/as e escritores/as.

BIBLIOGRAFIAS
FREIRE. Paulo,19211997.A importância do ato de ler: em três artigos que se
completam/ Paulo Freire.45. ed. – São Paulo, Cortez,2003.

VYGOTSKY. L. S. Obras escogidas, vol.III. Madrid: Aprendizaje/ Visor, 1995.
Psicologia.Fundamentos da Teoria Piagetiana. Vol. 2

SNCHEZ. Emilio Miguel. Compreensão e Redação de Textos: Dificuldades e Ajudas. Editora: Artmed.


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